quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O QUE É O SER HUMANO?

     Existe uma pergunta que ainda tem gerado muita polêmica na sociedade, pois muitos ainda continuam em dúvida se a melhor resposta para a questão seria à luz da Palavra de Deus: o que é o ser humano?

     Certo é que cada vez mais a ciência desenvolve estudos e pesquisas para tentar definir quem é o ser humano do ponto de vista biológico, sociológico e existencial. De um ponto de vista científico, poderíamos até dizer que ele é a totalidade do seu genoma - toda a informação genética de uma pessoa que está codificada em seu DNA. Mas seria somente isso? Deixou o homem de ser uma criatura de Deus para reduzir-se a um ser biológico?

     Neste livro, abordaremos alguns pontos com relação a esta intrigante questão. Falaremos sobre a origem do homem, bem como sobre a teoria criacionista e a evolucionista à luz da Palavra de Deus. Defenderemos que o homem foi feito à imagem e semelhança  do Criador. Ressaltaremos a complexidade do ser humano, como coroa da criação, a sua superioridade em relação aos animais e outros seres vivos.

     Também discutiremos alguns aspectos de nossa humanidade, como nossa carência de Deus, a fraqueza da nossa natureza carnal, a vaidade que nos move,  enganoso coração que temos; aspectos que apontam para nossa dependência de Deus e para a obra salvífica de Cristo, que nos trouxe muito mais do que perdão e expiação dos nossos pecados; religou-nos a Deus e fez de nós novas criaturas, para habitar em novos céus e nova terra, pela eternidade ao lado de nosso Senhor e Salvador.

      Que este livro lhe traga mais entendimento sobre quem é o ser humano e sobre que é o ser humano e sobre a obra de Cristo, trduzindo-se em bênçãos sobre sua vida!

                             CAPÍTULO   1
         NEM ACASO NEM EVOLUÇÃO

      O que é o homem? De onde veio? Foi criado por Deus, ou evoluiu da matéria e de outras espécies menos complexas? A existência humana se rsesume à vida biológica do ser humano, que começa com sua cocepção no ventre materno e finda após sua morte física? Se o homem não é só  maéria, para onde vão a alma e o espírito humano após a morte?

     Essas e outras questões ainda hoje geram polêmica, porque muitos desconhecem o  que é revelado na Palavra de Deus sobre a origem do mundo, das espécies e mais especificamente sobre a origem do mundo, das espécies e mais especificamente sobre a origem e o destino final do homem. Alé disso, o que tem sido ensinado nas escolas e pela mídia omo verdade é a teoria da evolução, a despeito de todas as suas falácias e inviabilidade científica, em vez de a teoria criacionista, a qual não contradiz a ciência nem as leis físicas e biogenéticas; pelo contrário.

     A farsa da evolução dos primatas

          Contudo, de acordo com a teoria evolucionista há milhões de anos o homem era uma espécie de primata encurvado que, no decorrer do tempo, foi tomando gradativamente a posição ereta até chegar ao homem moderno.

          Para embasar esse discurso, os evolucionistas usavam como prova um dos fósseis mais completos achados, o homem de Neandertal. Tal descoberta era considerada por alguns uma das mais completas. Pensava-se que ele era um dos primeiros na escala evolutiva. Contudo, mais tarde, a própria ciência desmascarou essa farsa ao verificar que o homem de Neandertal era  tão humano quanto qualquer um de nós. A única diferença era que ele sofria de raquitismo.

         No entanto, o que derrubou definitivamente a teoria da evolução das espécieis foi a descoberta em 1953 da fraude produzida por evolucionistas, como Charles Dawson, que, por  técnicas avançadas, envelheceu quimicamente ossos do crânio humano e da mandíbula de macacos e misturou-os, para afirmar que o fóssil do homem de Piltdown era o de um "homem-macaco"; uma "prova" de nosso ancestral na evolução da espécie.

          O que o homem não é

           Diante de tudo o que foi analisado até aqui não existem provas de que a teoria da evolução seja viável cientificamente. Então, o que é o ser humano? Antes de respondermos essa pergunta, vamos dizer o que ele não é.O ser humano não é obra do acaso nem o resultado  de uma evolução da matéria ou das espécies! Não  é resultado do Big Bang. uma grande explosão que teria formado as galáxias e possibilitando as formas complexas de vida  pela evolução da matéria inanimada! O homem também não evoluiu de outros seres vivos. Ele foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança.

       Em outras palavras, quem criou o ser humano foi um Ser supremo, com indeligência, vontade e sentimento (e outros atributos pessoais que o distinguem de todos os demais seres por Eles criados, como sa eternidade e a imortalidade, a onisciência, a onipresença, a onipotência).  Esse Ser pessoal criou pessoas, com características únicas, individuaism  à Sua imagem e semelhança,moral, intelectual e emocional. Por isso o homem deseja, sente, pensa, cria, decide.

        Então, se quisermos saber sobre a origem do homem, as leis que o governam e como ele funciona, devemos consultar a Bíblia, o "Manual do Fabricante"! ´´E a isso que iremos recorrer nos capítulos seguintes, para tentar responder a pergunta: O que é o homem?

                      CAPITULO 2
        UM SER CRIADO POR DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário