sábado, 11 de dezembro de 2010

JESUS O MAIOR RESTAURADOR DE VIDA

      Em Marcos 5.1-20 e com referências em Mateus 8.28-33 e Lucas 8.26-34, temos a dramática história de um homem que se tornou morada de centenas de demônios, conhecido por o Gadareno porque residia em um lugarejo chamado Gadara. Todos os leitores da Bíblia conhecem muito bem essa história fantástica que alarmou toda aquela região.
    Dá-nos a entender que Jesus atravessou o mar, passou por uma tempestade, chegou em Gadara simplesmente para libertar um homem que estava sendo morada de cenetenas de demônios e em seguida voltou para o outro lado de onde partira conforme vemos no versículo 21 de Marcos 5.
    Jesus atravessou o mar, enfrentou uma tremenda tempestade e foi até a um país extranjeiro; arriscou ser apedrejado para restaurar um pobre homem que não era outra coisa senão morada dos demônios. Será que nós faríamos isso? Será que os pastores de nossos dias fariam isso? Tenho minhas dúvidas. Talvez se fosse para buscar uma grande importância em dinheiro de um grande fazendeiro que estivesse doente e pedisse para algum "obreiro de Deus" orar, atravessasse o mar e arriscasse a tempestade. Mas para Jesus o que vale é uma alma a tal ponto de dar a vida por ela, como de fato o fez. Hoje a coisa mais fácil é expulsar as almas da congregação, excluí-las sumariamentedo rol de membros da igreja, sem misericórdia e de uma forma sumária como se eles fossem donos das almas e que deram a vida por elas.
       Jesus foi categórico em João 10.10-14 dizendo quem é o pastor e quem é o mercenário. Ai daquele que impiedosamente vive machcando as ovelhas daquele que deu sua vida por elas!.
       Que Jesus foi fazer em Gadara? Os evangelistas nos narram com muita propriedade. Interessante que quando Jesus chegou lá o próprio endemoniado veio ao seu encontro como que algúem que estivesse desesperadamente em busca de socorro. Diz Marcos que, quando de longe o endominiado viu a Jesus, correu e o adorou, confessando a soberania de Deus, Sua autoridade, seu poder, sua santidade e justiça. E todos os demônios que estavam residindo naquele homem tiveram que imediatamente abandonar aquela vida e se meterem nos porcos e finalmente ir parar no abismo porque para lá que Jesus pretendia mandá-los.

     Mas quem era esse homem e como se chamava?

     Bem, os evangelistas nos dizem que esse hmem era o gadareno,
Dominado e Derrotado pelo Mal:
1.  Endemoniado,
2. Antissocial e Violento,
3. Inquieto, Ansioso e angustiado
4. Feria-se com pedras.
5. Não se vestia.
6. Não habitava em casa mas em cemitério.

Libertado por Jesus:
1. Assentado normalmente.
2. Vestido dessentemente.
3. Em perfeito juizo.
4. Aos pés de Jesus (Lc 8.35)
5. Encontrou razão para viver. (Mc 5.18)

Tornando-se um missionário
1. Desejou seguir a Jesus. (Mc 5.18)
2. Vai para tua casa (Mc 5.19)
3. Missões começa em casa.
4. Jesus promove restauração.
5. Após restaurado tornou-se missionário
    em Decápolis (v.20)
6. Um testemunho de seu poder libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário