domingo, 26 de junho de 2011

TOMADA DE DECISÃO EM ASSUNTOS OBSCUROS (1Co 10.24-33).

     Líderes, seguidamente, têm de tomar decisões que afetam não somente sua vida, mas também a de muitas pessoas. E o que é mais complicado: muitas delas não têm uma resposta clara. Elas não aparecem com o "preto no branco". Elas aparecem turvas, cinzas. Como pode, então, um líder tomar boas decisões em situações obscuras? Paulo descreve uma maneira a se seguir para tomar decisões desta natureza:


    1. Dar prioridade ao povo de Deus (vs. 24-30).   
        Ponha os outros em primeiro lugar. O termo outros quer dizer alguém diferente de você, alguém com quem você tem discordâncias. Líderes precisam escolher o que é melhor para os outros não para aquilo que se possa satisfazer os seus próprios gostos e caprichos. Pergunte a si mesmo: a quem esta decisão beneficiará mais: a mim ou aos outros?
    2. Buscar glorificar a Deus (v. 31).
        Esta decisão vai glorificar a Deus ou a outro  alguém? Paulo concordaria com o Catecismo Menor: a principal finalidade do ser humano é glorificar a Deus e agradar-se dele eternamente. Pergunte a si mesmo: esta decisão dará às pessoas  uma visão mais clara de quem Deus é?
    3. Perceber o propósito de Deus (vs. 32-33).
        O propósito último de estarmos na terra é levarmos as pessoas a Cristo. Nós devemos sempre procurar cumprir essa missão. Pergunte a si mesmo: Essa decisão será agradável a Deus e ajudará a cumprir seu propósito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário