domingo, 24 de julho de 2011

COMO DANIFICAR O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

    Na Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios, no capítulo 3 e versos 16 e 17, o Senhor nos diz o seguinte: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado". E ainda na mesma Epístola, no capítulo 6 e versos 19 e 20, o Senhor mais uma vez afirma dizendo o seguinte: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo".


    Como se vê nessas passagens bíblicas, o nosso corpo de fato não nos pertence, é templo do Espírito Santo; o Espírito Santo é Deus. E Deus afirma que esse corpo, que é o santuário do Espírito Santo, pode ser destruído pelo seu próprio possuidor.


    1. No Capítulo 3, versos 16 e 17 não nos esclarece quais os males que poderão destruir o santuário de Deus. Mas no Capítulo 6 nos diz que a sensualidade, imoralidade, impureza, prostituição, são pecados contra o próprio corpo. E o pecado destrói o corpo, o santuário do Espírito Santo.


    2. Existem outros procedimentos que, são visivelmente destruidores do corpo que são: a bebida alcoólica, em todas as suas origens; o fumo e as demais drogas são qualificados inimigos e destruidores do corpo humano, o santuário de Deus onde Deus habita. Pois Ele não habita em templo feito por mãos humanas. Esses são os elementos visíveis, destruidores do corpo humano.


    3. Existem ainda outros procedimentos praticados pelo ser humano que, talvez ele não se dê conta. Trata-se de, trabalhar além daquilo que seu corpo resiste; levantar-se muito cedo; trabalhar 12 a 15 horas diárias, inclusive nos finais de semana; deitar-se muito tarde e levantar-se muito cedo; não se alimentar adequadamente, ou comer de mais à noite e logo deitar-se. Todos esses procedimentos poderão tornar-se inimigos e assassinos do santuário de Deus que é o nosso corpo. Esses são elementos visíveis e palpáveis que, todos poderão tomar conhecimento destes malefícios e se orientar no sentido de não facilitar quanto ao combate destes  hábitos tão prejudiciais e nocivos ao ser humano.


    4. Ainda existem outros inimigos que, no meu entendimento parece-me muito mais prejudicial ao ser humano. Pois são quase que abstratos e, alguns deles parecem nada perceptíveis, dependendo de cada pessoa, que são eles: a inveja, o ciúme, a raiz de amargura, o ódio, o ressentimento, o perdão não liberado, o pecado não confessado, e outros do gênero.


    Esses procedimentos não tratados adequadamente poderão se somatizar e, tornando a pessoa portadora destes comportamentos, tremendamente doente. O que significa somatizar?  Soma, no idioma grego quer dizer corpo. Então, quando esses procedimentos estão ocultos dentro do ser humano sem ser tratado adequadamente e abandonado, o corpo começa receber as cargas negativas de tudo isso e começa sentir uma série de incômodo como sejam:gastrite estomacal, palpitações, dor de cabeça, sistema nervoso abalado, prolema cardíaco, e tantos outros males que passam a prejudicar fisicamente o ser humano.


    Deus está sendo enfático quando diz:  "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado". Então não podemos fazer de nosso corpo o que bem quisermos, ele pertence a Deus. Deus não admite que alguém deliberadamente destrua o santuário dele. Caso contrário terá que prestar contas no juízo final. Isto é muito sério! Não dá para tratar de nosso corpo de um modo leviano! Pense nisso e aja de modo prudentemente com o teu corpo e seja abençoado. Permita que o Senhor deliberadamente faça morada em teu corpo, teu espírito e tua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário