sexta-feira, 8 de junho de 2012

A SALVAÇÃO É PESSOAL


Texto: " SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo" (Sofonias: 3.17).

     Necessário se faz enumerar algumas características dessa tão preciosa e singular salvação.

      Essa salvação é acessível a todos. Como o próprio texto declara: "está no meio de ti". Esta salvação está ao alcance  de todas as pessoas em particular e pessoal; de todas as camadas sociais; de todas as faixas etárias. Ninguém em tempo algum, em nenhum lugar deste mundo poderá dizer: eu fui discriminado.  Jesus foi categórico quando disse: "Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei". Ele disse, todos, sem exceção. (Mt 11.28). E disse mais: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura..." (Mc 16.15). Significa dizer: a todas as pessoas, a qualquer um sem discriminar ninguém. Todas as pessoas para Deus, tem o mesmo valor.

     Essa salvação é divina. Pois é oferecida pelo próprio Deus. "Ele está no meio de ti, poderoso para salvar-te". O homem, no que pese o seu conhecimento e poder monetário e criativo, jamais poderá salvar-se a si mesmo ou outrem. "Depois dessas coisas vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações. tribos, povos e línguas, em pé diante do cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação". (Ap 7.9-10). Nenhuma religião, mesmo que pareça aos olhos humanos de grande reconhecimento, jamais poderá considerar-se como salvadora de alguém. A salvação nasceu no coração de Deus e, isso fez com que Ele mesmo tomasse forma humana e morresse em uma cruz trazendo salvação a todos os homens e mulheres.

     Essa salvação tem o melhor propósito. "Para salvar". Para resgatar o ser humano que se perdeu a partir do Jardim do Édem, quando Deus no capítulo 3 e verso 15 de Gênesis, faz a seguinte declaração  ao diabo, trasvestido de serpente: "E  porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Esta Semente que ferirá a cabeça do diabo, a antiga serpente, é o próprio Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, cujo melhor propósito é salvar toda a humanidade que se havia perdida a partir do Jardim do Édem. Deus criou o Universo recheado  de preciosos elementos como sejam: milhões de estrelas, planetas de várias dimensões, sol, lua, mares, terra, florestas e tudo mais. Mas a coroa da sua criação foi o ser humano. E o seu melhor propósito é salvar esse ser humano.

     Essa salvação é pessoal. "Para te salvar". Já que essa salvação é pessoal, então é para mim, para você, e para cada pessoa em particular, indistintamente. O profeta usa a segunda pessoa do presente indicativo, "te salvar". Está à nossa disposição e, devemos aproveitar a oportunidade para não corrermos o risco de nos perdermos, como nos adverte Hebreus 2.3 que nos diz: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para tão grande salvação?" Já que essa salvação é pessoal, ninguém poderá,
,ninguém poderá fazer nada por mim. Eu devo ser  o maior interessado e acatar o "o vinde a mim de Jesus". Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato; se alguém (qualquer um, é pessoal) ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Ap 3.20).

     Finalmente, essa salvação é atual e presente, porque o Salvador "Está no meio de ti, poderoso para te salvar... " (v.17).
     Que o SENHOR abençoe a todos nossos leitores. 

Paz e Graça!
Pr. Natalício Álvaro Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário