sábado, 20 de abril de 2013

O AMOR DE DEUS EM TRÊS DIMENSÕES

Texto: Lucas Cap. 15

Introdução: Veja o que Jesus pretende nos ensinar nessas três parábolas. Ele usa a figura de um animal que não tem raciocínio, mas que sente e fácil de conduzir. A ovelha. (v. 3-7). Em seguida usa a figura de uma moeda, um objeto inanimado, sem vida, sem aparência agradável, mas tem um determinado valor (versos 8-10). E, finalmente e ele evoca a figura do ser humano, que raciocina e tem vontade. O filho pródigo (v.11-32). Veremos como é importante ao levar para a vida espiritual do homem, do ser humano e aplicar na linha do comportamento de cada um.

1) O que nos ensina a figura da ovelha perdida.
Essa ovelha abandonou o convívio das demais ovelhas. O rebanho (de cem ovelhas). Digamos que ela se perdeu por descuido. Aos poucos foi se distanciando das demais ovelhas. Comendo um capinzinho aqui, outra ervinha ali, até que, quando se deu conta, estava muito distante do rebanho e de seu pastor e, não conseguiria de modo algum voltar sozinha ao convívio das demais ovelhas. Estava perdida.

Essa ovelha é a figura do crente que se perde por descuido. Ele acha que ficando em casa e assistir um programa de televisão vendo esporadicamente a pregação do Evangelho, isso irá substituir o culto de adoração e o ouvir da da Palavra, além da comunhão com os irmãos. Ali é o início do fracasso espiritual e, não faltará um espertalhão que lhe fará uma visita levando uma doutrina venenosa. Esse crente começa a se alimentar dessas "ervas daninhas" e acaba não tendo mais forças para voltar à congregação de onde se afastou. Esse amado irmão faz parte daquele 1% que se perde por descuido e sua única salvação é a prudência e o amor do pastor que vai em busca da ovelha que se perdeu.

Veja que o pastor quando vai em busca da ovelha perdida e ao encontrá-la, volta para casa cheio de júbilo e prazer e, convidando seus vizinhos e amigos faz uma grande festa dizendo: "alegrai-vos comigo, pois achei a minha ovelha perdida". Da mesma forma, no dizer de Jesus, há maior júbilo no céu por um pecador se arrepende do que noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Então toma cuidado meu irmão, e tenha mais cuidado da tua salvação. O inimigo poderá te oferecer um alimento mortal. Fica no rebanho e atende a voz de teu pastor e te alimenta do genuíno alimento que ele te oferece.

2) Que lição nos oferece a dracma perdida?
A dracma, como já mencionamos na introdução, é uma moeda, um objeto inanimado, mas que tem valor. Uma determinada mulher possuía dez dessas   moedas e perdeu uma dentro de casa que representava 10% de seu capital. O que fez essa mulher para encontrar a moeda perdida! Acende a candeia e varre a casa procurando-a diligentemente, até encontrar a sua moeda perdida. Como essa moeda estava perdida dentro de casa, foi necessário que se acendesse a luz e varresse a casa. Ao ser tocada pela vassoura deu o sinal que existia e que estava dentro de casa provando com o seu retinir. Então a mulher cheia de júbilo convida as amigas dizendo alegrai-vos comigo pois achei a minha dracma perdida.

Essa dracma perdida dentro da própria casa nos dá a figura do crente que está perdido dentro da própria igreja. Está perdido por falta de atividade, falta de ação no reino de Deus. É necessário que se diga a essa pessoa que ela é peça importante na igreja, no reino de Deus. Essa pessoa precisa ser "sacudida" pela a palavra de Deus; pelo Espírito Santo; pelo convite do pastor da igreja; se colocar a disposição da própria  igreja e se tornar útil ao reino de Deus. E se isso acontecer essa pessoa vai dar sinal de vida e se colocar à disposição do reino de Deus. Crente dessa natureza se perde 10% do rebanho. É necessário que seja estimulado.

Finalmente temos o filho pródigo.
O pai que tinha dois filhos um se perde, e o fez por sua livre e espontânea vontade. No v.13 lemos que ele ajuntando tudo o que era seu  e partiu para uma terra distante. Ele queria estar bem longe, distante mesmo de seu lar.

Esse moço nos dá a figura daquele crente que toma atitudes por sua livre e espontânea vontade e se embrenha na floresta do pecado, pecado de toda natureza até chegar ao extremo (chiqueiro dos porcos). Esse crente que, por sua livre e espontânea vontade deixa o convívio da família cristã, dos cultos de adoração a Deus, de confraternização e congraçamento entre os irmãos, terá que também  voltar por sua livre e espontânea vontade, depois de reconsiderar o tremendo erro que cometeu e voltar aos braços do Pai que ansiosamente o espera.

Crentes dessa natureza perde-se 50%. O Pai espera pela volta de todos os filhos pródigos e, com certeza os receberá com festa e com muita alegria dizendo: "regozigemo-nos porque esse meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado"

Conclusão:
Em todos esses caso o amor de Deus é atuante. Não importa se você representa a figura  da ovelha, da dracma ou do filho pródigo, Deus no seu grande e infinito amor tem recursos para todos os casos, não importando se você pecou muito ou pouco. O importante é que você seja alcançado por Ele e por Ele abençoado e muito feliz. DEUS É FIEL!
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário