sábado, 19 de novembro de 2011

A LEI DA BASE SÓLIDA - O CARÁTER DE JESUS

    Toda vez que Jesus enfrentou algum teste para sua liderança, ele provou sua integridade ao lidar com a situação  de modo geral.


1. Os fariseus tentaram fazê-lo cair em suas ciladas com a questão do tributo a Cesar (vs. 22.15-22).
     Os judeus deveriam pagar impostos a Cesar? Qualquer que fosse a resposta de Jesus, ele entraria em conflito ou com os judeus ou com os romanos. Assim, Jesus respondeu a pergunta com outra pergunta. Ele pediu uma moeda e disse: "De quem é esta efigie e inscrição?" (v. 20). A moeda possuía a imagem de César, de maneira que ela deveria ser entregue a ele. o povo de Deus, no entanto, é feito imagem de Deus,  de maneia que deveria entregar-se a Deus.


2. Os saduceus tentaram fazer Jesus cair em armadilhas com a questão do casamento (vv-23).
    Se uma mulher fosse viúva de vários maridos, pois tiveram morte prematura, de quem ela seria esposa quando estivesse no céu? Jesus explicou que não existe casamento no céu, de modo que esse é um assunto complicado. Em seguida, ele apresentou aos saduceus a sua pergunta, para provar-lhes, a partir de seus próprios livros, a existência de ambos, do céu e da ressurreição.


3. Os fariseus tentaram fazê-lo responder uma questão sem resposta (vs. 34-40).
    Qual era o maior de todos os mandamentos? Com certeza, Jesus não poderia deixar nenhum deles de lado. Jesus, então resumiu todos os mandamentos em um único: ama a teu Deus e ao teu próximo . Em seguida, ele lhes propôs também uma questão sem resposta, provando que ele conhecia  as Escrituras melhor do que eles (vs. 41-46).

Um comentário:

Flávio Bueno disse...

Tio Nata, seus posts nos estimulam para a vida Cristã. Flávio

Postar um comentário